História da Florist

A Floricultura Florist Ltda foi fundada em 1993, após a dissolução de uma empresa com outro sócio que atuava no mesmo ramo. Sua essência foi sempre a produção de flores e folhagens de corte. (saiba mais sobre as diferenças de flores aqui).

Um pouco de história...

Hikaru Ban, nascido na cidade de Obu, na província de Aichi no Japão. Filho de agricultores, formou-se em técnico agrícola (ainda hoje, a maioria de seus irmãos e primos atuam no ramo). Estimulado por um de seus professores, se inscreveu no programa de imigração ao Brasil. Após um ano de cursos e treinamentos no Centro de Imigração, embarcou no navio Sakura-maru no porto de Kobe. Após dias de viagem no alto-mar, em junho de 1970, atracou no porto de Santos (para imigrantes, este era a porta de entrada ao Brasil). Em seguida veio diretamente para Rio Grande do Sul, na cidade de Ivoti, aonde havia a recém criada Colônia Japonesa. Coincidentemente, a sua chegada na cidade foi no dia que a Seleção Brasileira foi Tricampeã do Mundo na Copa de 70 e todos os moradores estavam aglomerados na única televisão que existia na comunidade. Já de cara foi bem recebido por todos do grupo!

Ns primeiros dois anos, foi um período de grandes aprendizados. A Colônia Japonesa de Ivoti tinha como destaque produção de hortaliças, uvas e um pouco de avicultura. Enfrentar a barreira do idioma, alimentação completamente diferente, privar-se do conforto que deixou no Japão e a grande distância que tinha dos familiares. Mas fez também grandes amizades que continuam até hoje. Participou intensamente nas atividades da comunidade, praticando esportes (Judô, Sumô, Softobal...) e ajudou a construir casas e galpões. Em meados da década de 70 mudou-se para Dois Irmãos, bem ao lado da Colônia. E, juntamente, com um amigo, montou a empresa chamada Granja Travessão Ltda. Foram diversos itens produzidos por esta empresa: hortaliças em geral, pêssego, uva, até mesmo vinho. E nos anos 80, focou-se na produção de flores de corte, começando com cravos e mosquitinhos. Com passar dos anos, foi incorporando novas flores no catálogo de produtos: boca de leão, eustoma, crisântemos, frésia, estatista, carvina entre outros. Em 1993, os sócios separam e montaram duas empresas novas, e uma delas foi a Florist. O do ex- sócio é uma das grandes parceiras comerciais até hoje.

A estabilidade econômica que o Plano Real trouxe permitiu a expansão na produção e melhoria na infra-estrutura da organização, com aquisição de equipamentos e maquinários mais modernos. Desde 2003, Yuuki Ban, filho de Hikaru trabalha junto na administração geral da empresa. Graduado e pós-graduado em administração, ele buscou experiências no exterior para serem gradativamente implementadas aqui.